Tudo o que você precisa saber sobre como se livrar das drogas

Tudo o que você precisa saber sobre como se livrar das drogas

acorrentando - como se livrar das drogas

Infelizmente o número de usuários de drogas cresce cada vez mais no país e, enquanto políticas públicas não criam medidas para controlar a situação, é preciso estar atento. Confira neste artigo: Tudo o que você precisa saber sobre como se livrar das drogas.

As drogas é um problema bastante comum dentro das famílias brasileiras, e que atinge a todas as classes sociais. A dependência química, principalmente de cocaína e craque, é uma das mais delicadas de se tratar. Mas é claro que todo vício é delicado e nem sempre é fácil de tratar.

Estima-se que, no Brasil, ocorra hoje o maior mercado de consumo de crack do mundo. São famílias inteiras perdidas sem saber como lidar com o filho ou ente querido que se tornou viciado.

De acordo com dados da Unifesp, entre os estudantes, cerca de 2% já tinham experimentado cocaína pelo menos uma vez na vida, e 2 a cada 100 estudantes já tinha experimentado craque. Sem dúvida o craque é uma das drogas mais viciantes, sendo que até 70% das pessoas que usam algumas vezes vão se tornar dependentes.

O que fazer e como dar os primeiros passos para se livrar das drogas?

Sair dessa prisão que é o universo das drogas não é fácil, mas pode ser possível primeiramente pelo desejo. Nosso cérebro tem circuito de recompensa e prazer, e funciona através de estímulos, sempre que entramos em contato com coisas que são prazerosas pra gente.

Essa região onde está os circuitos em nosso cérebro é imediatamente ativada quando se ingere drogas como cocaína e craque. Por isso se torna tão difícil esse caminho de parar com o uso.

Nosso cérebro começa a interpretar que essas as sensações causadas por essas substancias são importantes como todas as outras em nossa vida, e começa a confiar nessa sensação de prazer.

Buscar ajuda é essencial

A partir do momento em que se identifica que a situação está grave e incontrolável, cabe ao usuário de droga querer sair dessa vida. Não adianta os pais e familiares colocar em clínicas de reabilitação sem o consentimento da pessoa, isso só prejudica a situação.

Pense no principal motivo para parar

Um filho, o sonho de viajar o mundo, a vontade de casar, ou de ter um emprego ou um negócio próprio. Toda mudança vem com um estimulo e uma vontade de criar um novo caminho. E sem dúvida esse pode ser um segundo e importante passo que você precisa se conscientizar se quiser se livrar das drogas.

Busque informações e participe de grupos de apoio

Se você acha que consegue se livrar das drogas sem precisar se internar, comece a ler e buscar informações sobre os efeitos negativos. Veja caso de pessoas que perderam tudo e quase morreram por não terem buscado ajuda para se livrar das drogas.

Você pode conseguir, basta despertar o amor por sim mesmo e acreditar que sua vida tem um propósito muito interessante.

Terapia para controlar a mente

Buscar apoio terapêutico é algo essencial e que você precisa saber para se livrar das drogas. É que, como explicamos anteriormente, nosso cérebro precisa ser controlado, e um profissional de psicologia, trabalhando juntamente com um psiquiatra para poder medicar, certamente irá fazer com que você obtenha resultados positivos. É uma reconquista da vida, sempre!

Aproxime-se dos amigos e dos familiares

Nossos amigos e familiares são as pessoas que mais se preocupam com a gente, e você deve buscar esse conforte e carinho sempre que se sentir triste ou notar que irá fracassar.

Lembre-se, tudo o que você precisa saber sobre como se livrar das drogas está primeiramente dentro de você e dos seus motivos e sonhos.

Aprofunde-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *