A verdade que ninguém nunca contou a você sobre Dependência química

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre Dependência química

A dependência química é uma doença que gera grandes preocupações, tanto para os familiares d dependente, quanto para os órgãos de saúde do nosso governo. Juntamente com essa grande preocupação, surgem também muitos mitos a respeito da dependência química, que precisam ser desmistificados.

Então, para esclarecer esses mitos, vamos conhecer a verdade que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química. Vamos lá?!

Mas afinal, qual é a verdade que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química?

A dependência química envolve diversos aspectos cujo a falta de informação e de interesse não ajudam a esclarecer. O fato é que são pensamentos errados e que não contribuem para acabar com o preconceito e ajudar no tratamento de dependentes.

Sendo assim, vamos ver uma lista com as verdades que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química:

  • 1ª verdade que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química: dependência química não é um comportamento voluntário

    Ninguém começa a usar droga ou a beber pensando em se tornar um dependente químico, logo, a iniciação às drogas pode até ser voluntária, porém a dependência química em si, não é.

  • 2ª verdade que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química: não é um defeito de caráter

    A dependência química nada tem a ver com defeito de caráter e sim uma doença que pode acometer qualquer pessoa no mundo.

    Vale lembrar ainda que muitas pessoas se tornam dependentes químicos porque experimentaram ou porque tinham más influencias e não por uma falha no seu caráter.

  • 3ª verdade que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química: você pode tratar um dependente químico mesmo que ele não queira

    Pesquisas realizadas atualmente têm mostrado que o tratamento involuntário é tão eficaz quanto o voluntário. Sendo assim, aqueles que são tratados, mesmo contra a sua vontade, acabam tendo um bom resultado.

    Isso porque o dependente químico, mesmo que contra a vontade, acaba gostando os resultados que a sobriedade traz.

  • 4ª verdade que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química: é muito difícil parar sozinho e sem tratamento adequado

    É extremamente difícil que alguém deixe a dependência química somente por sua força de vontade. Isso porque a dependência é algo muito forte e o tratamento trabalha tudo aquilo que tem por trás da dependência química, bem como com remédios que ajudam o organismo a se desintoxicar.

    Claro que a pessoa até pode parar de beber ou usar drogas, mas ela ainda não terá lidado com o fator causador da dependência e com suas questões mal resolvidas, gerando uma reincidência.

  • 5ª verdade que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química: o tratamento realmente funciona

    Claro que não pé um tratamento fácil e tem seus índices de falha, porém, pesquisas recentes mostram que ele pode ter até 60% de eficácia, logo, ele funciona sim.

    O que acontece é que muitas pessoas não conseguem se manter sóbrias logo na primeira tentativa de tratamento, porém não se pode dizer que o tratamento seja ineficiente.

  • 6ª verdade que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química: o tratamento não é rápido e não acontece em apenas algumas semanas

    Existe uma falsa ideia de que a pessoa pode concluir o seu tratamento em poucas semanas caso ela esteja realmente motivada e isso não é verdade.

    Isso porque já existem pesquisas que mostram que leva, em média, 90 dias para que o cérebro volte a tomar decisões racionais.

    Sendo assim, esse é o mínimo necessário para o tratamento de dependência química.

Pronto, agora você já conhece várias verdades que ninguém nunca contou a você sobre a dependência química.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *